1600876667408blob

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Curso de extensão Currículo na Educação Infantil.

O debate sobre o currículo na Educação Infantil ainda gera muitas divergências entre professores de creches e pré-escolas, outros profissionais que atuam nessas Unidades, militantes e pesquisadores.

Para orientar as instituições de Educação Infantil no planejamento do seu cotidiano, as DCNEIs apontam um conjunto de princípios éticos, estéticos e políticos. Um dos objetivos do curso é contribuir para que esses princípios sejam concretizados nas unidades de Educação Infantil, garantindo, nesses espaços, encontros potentes que fortaleçam o desejo de afirmação da vida.

Educao Infantil Promovendo encontros live3

No dia 24/09, às 19h, realizaremos a terceira live da “Educação Infantil: promovendo encontros”.

Esta live fará parte de uma das ações contínuas realizadas pelo segmento da Educação Infantil do Colégio de Aplicação – CAp UFRJ em nossas redes do CAp UFRJ na Quarentena.

As transmissões acontecerão sempre na última quinta-feira de cada mês para realizarmos conversas sobre diversos temas que atravessam a Educação Infantil.

Nesse encontro vamos debater sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: Princípios Éticos, Políticos e Estéticos em Ação. A professora da Educação Infantil do CAp/EI - UFRJ, Priscila Basílio, mediará a conversa com as professoras Daniela Guimarães e Greice Duarte.

🔖Legenda Acessível: Trouxemos um banner com o fundo na cor rosa goiaba. Na parte superior esquerda tem uma foto em formato circular onde está um grupo de crianças, junto à professora, em volta de uma mesa, fazendo  bolinhas de sabão com tinta, marcando o papelão que está cobrindo a mesa. No canto superior direito, em um círculo amarelo com letras brancas  escrito "Educação Infantil: promovendo encontros. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: Princípios Éticos, Políticos e Estéticos em Ação". No centro, estão as fotos de rosto das participantes, em formato circular. Primeiro, do lado esquerdo, a Daniela Guimarães, da Faculdade de Educação/ UFRJ, mulher branca com cabelos castanhos na altura do ombro, ao fundo, tem uma estante de livros. No meio, Priscila Basílio, do CAp UFRJ, mulher negra com cabelos escuros e longos, veste um top preto e argolas e atrás dela, tem um quadro branco. Por último, do lado direito, a Greice Duarte, mulher negra de cabelos na altura do ombro, veste cachecol floral; e no fundo uma parede de pedra.

Embaixo das fotos, à esquerda, tem a informação: "Live no dia 24/09/2020, às 19:00h" e  "Acompanhe pelo  YouTube, CAp UFRJ na Quarentena’. No lado direito, tem as logos da Escola de Educação Infantil, do CAp UFRJ 70 anos e  da UFRJ/100 anos. Aí final do banner, à esquerda, tem o link CAPNAQUARENTENA.WIXSITE.COM/CAPUFRJ. E do lado direito, Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

#PraCegoVer

#CApNaQuarentena

WhatsApp Image 2020 09 07 at 15.33.06

WhatsApp Image 2020 08 24 at 20.03.12

No dia 08/09 a partir das 18:00 acontecerá o Diálogos sobre Inclusão organizado pelo Núcleo de Educação Especial e Inclusiva do CAp UFRJ.

O tema desse dia será A Educação Especial e Inclusiva que se constitui no cotidiano: Políticas e Práticas Instituintes.

Legenda acessivel: Trouxemos um banner que tem um fundo branco, que no seu canto superior esquerdo está escrito: "Núcleo de Educação Especial e Inclusiva do CAp-UFRJ convida"
e no lado direito ainda do canto superior estão as as logos da UFRJ, do CAp e da Escola de Educação Infantil. Ao centro do banner, tem uma faixa horizontal verde com um texto com as seguintes informações: "Diálogos sobre inclusão: A educação especial e inclusiva que se constitui no cotidiano - políticas e práticas instituintes" e "08 de set. 2020, terça-feira, 18:00 horas". Na parte inferior do banner tem 6 fotos de rosto em formato circular organizadas em duas linhas. Quatro na primeira linha e duas na segunda. Na linha de cima, a sequência começa com uma foto de uma mulher com cabelos curtos e grisalhos e de óculos escuros, abaixo da foto está escrito a legenda "Graça Reis, multidisciplinar, Cap-UFRJ". Seguindo para o lado direito, tem a segunda foto, o busto de uma mulher de cabelos médios a longos, sorrindo, ao fundo, tem discos de vinil cuja foto tem a legenda embaixo escrita "Marina Campos, Multidisciplinar, CAp-UFRJ". A terceira foto da mesma linha tem uma mulher de cabelos escuros e lisos, usando óculos, cuja imagem está fechada em seu rosto, com a legenda "Sandra Barros, SOE, CAp-UFRJ". A quarta e última foto desta linha tem uma mulher sorrindo, de cabelos lisos médios e castanhos, com uma criança de cabelos claros segurando uma fita amarela, com a legenda abaixo"Michele Morgane, NEEI, CAp-UFRJ". Na segunda linha de fotos, precedida pela palavra mediação, tem uma mulher de cabelos lisos, longos e escuros, sorrindo cuja legenda abaixo diz "Thayná Marracho, NEEI, Cap-UFRJ". Ao seu lado direito, a última foto do poster é de uma mulher sorrindo e de cabelos lisos, claros e curtos com a legenda "Thais Motta, CAp-UFRJ". Ao final do banner, no lado esquerdo, tem a mensagem: "assista pelo Youtube, canal CAp-UFRJ na quarentena" e ao seu lado, no canto inferior direito, tem umas manchas rosadas como decoração do banner.