Extensão na EEI     

 

    A UFRJ adota o conceito de extensão universitária definido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX, 2010): “A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade”.

     Assim a Coordenação de Extensão da EEI-UFRJ é responsável por acompanhar, planejar, coordenar e viabilizar as atividades de extensão em nossa escola, mantendo interação dialógica com as unidades acadêmicas da UFRJ, visando à cooperação de docentes, alunos e servidores em projetos de interesse da escola.

    Essa Coordenação constrói e divulga uma agenda acadêmica que contemple cursos, seminários e outros eventos, em Educação e áreas afins.

     Atualmente a EEI-UFRJ mantém parceria na área de extensão com o DIUC (Divisão de Integração Universidade Comunidade), o Curso de Bacharelado em Dança, o Curso de Astronomia, o Instituto de Química e a Faculdade de Educação.

    Com a Faculdade de Educação a EEI-UFRJ, vem promovendo durante o ano de 2015 e 2016, a ação de extensão “Educação Infantil: Práticas em Debate”, que tem realizado de forma aberta e participativa com professores, gestores e pesquisadores dessa etapa, construindo saberes no diálogo com esses diferentes atores.

Orientações para pesquisa na EEI

 

 

PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE PESQUISA (2016)

 

 

 a) Entrega da documentação por parte do solicitante: projeto completo com ênfase nos objetivos, metodologia, instrumentos, participantes da pesquisa, carta de apresentação do professor orientado/a, o/s modelo/s de RCLE[1] (Registro de Consentimento Livre e Esclarecido) e o Registro de Assentimento que será utilizado, se a pesquisa envolver crianças.

 

b)Preencher o formulário de solicitação de autorização para pesquisa que será encaminhado ao CD (Conselho Deliberativo) da EEI que se reúne quinzenalmente.

 

  c) Somente após análise, parecer e a autorização do CD da EEI o pesquisador/a será contactado/a pela coordenação de pesquisa da EEI para assinar o TERMO DE COMPROMISSO COM A DEVOLUTIVA e dar prosseguimento ao trabalho, acordando dias e horários para o trabalho de campo.

 

OS PESQUISADORES/AS SÃO MUITO BEM VINDOS/AS A NOSSA ESCOLA.

COMO UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL TEMOS O COMPROMISSO COM O ENSINO, A EXTENSÃO E A PESQUISA.

 

 

 O parecerista do CD deve se orientar e respeitar:  

 

 

 1. Os principais requisitos éticos das Resoluções 466 e 510 para autorizar a realização de pesquisas

 2. Documentos legais / oficiais da Educação Infantil

 3. Projeto Político Pedagógico da EEI

 4. Práticas e rotinas da EEI, assim como o fluxo de pesquisa envolvendo um determinado grupo de crianças e professoras (a combinar com a coordenação pedagógica e de pesquisa)

 

O pesquisador/a deve respeitar:

 

 1.  Desejo das crianças e/ou adultos da escola em participar ou não da pesquisa

 2. Se necessário, poderá ser indicada a realização de reunião com as famílias e/ou outro público participante para maiores esclarecimentos acercada pesquisa

 3. Práticas e rotinas da EEI

 4. Projeto Político Pedagógico da EEI

 5. Compromisso com a devolutiva dos resultados da pesquisa e a entrega da via digital do trabalho concluído para consulta ampla no site da EEI.

 


[1] Ver modelo disponibilizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ. (CEP – CFCH – UFRJ)

Apresentação das pesquisas concluídas. ( com ou sem link de acesso ao material produzido como relatórios, trabalhos apresentados etc.)

 

Apresentação das pesquisas em andamento.

   

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