A pesquisa na EEI

 

      A coordenação de pesquisa da EEI-UFRJ integra o Comitê de Ética e Pesquisa do CFCH/UFRJ e o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Elabora e/ou acompanha propostas de investigações da unidade, assim como recebe e acompanha os pesquisadores externos interessados em desenvolver pesquisas na escola, colaborando com a divulgação dos resultados até a sua devolutiva. Estabelece ainda, parcerias intra e interinstitucionais visando à cooperação de servidores docentes e técnicos, graduandos de diversas áreas, famílias e crianças em pesquisas e publicações, afirmando a importância da relação entre formação e pesquisa. 

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        A Escola de Cinema Cinemento proporciona encontros de crianças e adultos com a sétima arte. Encaramos o cinema como ponte de aproximação entre o conhecido e o desconhecido, entre o que se vê e o que está invisível, entre o inaudível e o que se ouve, entre o que se copia e o que se cria, para estabelecer mais um vínculo com a arte, entendida como o que há de social em nós, com o desejo de educar nossos sentidos e de nos encontrarmos com a alteridade. Partindo disso, não é possível utilizarmos o cinema como um recurso didático, ou seja, os encontros com o cinema acontecem pelo desejo do encontro com a arte e, por consequência, de maneira não compulsória, porque aprendemos e desaprendemos com o cinema, mas não o utilizamos com a intenção de ensinar.

        Como fazer para que a potência da vivência com a arte cinematográfica proporcione aos sujeitos as experiências estéticas, éticas e políticas? Como fazer para que a produção do filme esteja menos a serviço do produto e mais dedicada à vivência do processo enquanto exercício de criação de modos de ver, sentir e fazer, onde se valorize “a potência das capacidades sensíveis e intelectuais de todos, mesmo que a variável tempo oscile na velocidade de apropriação de cada um” (Fresquet, 2013)?

       Essas e outras perguntas norteiam as experiências de encontro com o cinema que acontecem na EEI UFRJ: realização de sessões semanais de filmes, preferencialmente brasileiros, para a escola toda (incluindo as famílias); exibição semanal de filme na cozinha para as/os trabalhadoras/es do setor; oficina com jogos óticos; atividades com as linguagens próprias do cinema (roteiro, som, luz etc); experimentações com a câmera cinematográfica com realização de minutos Lumière (com crianças e funcionários); entre outras.

Transição

 

 

      É um projeto institucional que visa possibilitar às crianças e suas famílias, um espaço de cooperação e reflexão, buscando trabalhar as demandas dos responsáveis e das crianças, com relação à transição da Educação Infantil para o Ensino fundamental, oferecendo suporte pedagógico e emocional neste processo, fortalecendo as relações de parceria entre família e a escola.

 

 

       Na Educação Infantil, o ensino de Ciências é reconhecido pela área de conhecimento denominada: Natureza e Sociedade. E a partir das rodas de conversa que se constitui o processo de construção de conhecimento que privilegia a brincadeira, a descoberta e a experimentação, sobretudo em diálogo com as diferentes áreas do conhecimento humano (a química, a astronomia, as ciências biológicas, a matemática e a educação física entre outras) e em diálogo com o projeto político-pedagógico da Escola de Educação infantil da UFRJ.

      O Clube de Ciências da EEI-UFRJ é o lócus onde as crianças, professores e estudantes em atividades de extensão se reúnem para observar fenômenos da natureza, realizar descobertas e experiências com a mediação de um adulto mais experiente, privilegiando as interações e as contribuições dos familiares e trocas vivenciadas com os pequenos de outros grupos.

   

UFRJ EEI - Escola de Educação Infantil
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