Perguntas e Respostas

 

 

Como faço para matricular meu filho na EEI?

      Para ter acesso a uma das vagas é necessário se inscrever no sorteio público que acontece anualmente.

 

A EEI aceita crianças com deficiência?

     Não existem restrições de acesso ou matrícula na EEI.

 

Sou aluno/ funcionário da UFRJ, tenho direito a vaga na EEI?

      A escola é aberta à comunidade e com acesso universal, sem nenhum tipo de reserva de vagas, inclusive em caso de irmãos.

 

E em caso de gêmeos?

      A inscrição no sorteio é individual, logo é necessário fazer uma inscrição por criança. Terá acesso à vaga somente a criança que for sorteada.

 

Quem pode fazer a inscrição da criança no sorteio?

      Apenas o responsável legal pode fazer a inscrição no sorteio. Inscrições realizadas por terceiros ( padrasto/ madrasta, avós, tios(as), padrinho/ madrinha, entre outros) serão invalidadas. 

 

Errei ao cadastrar os dados no momento da inscrição e agora?

     Basta fazer um novo cadastro, para fins de inscrição será considerado o mais recente.

 

Onde fica a EEI e qual é o horário de funcionamento?

      A EEI está localizada na Ilha do Fundão - Cidade Universitária e funciona em horário integral das 7:30 às 17:30.

 

A EEI oferece alimentação?

      Sim, a EEI fornece tanto a alimentação quanto o material didático.

 

Na EEI as crianças usam uniforme?

      A EEI não fornece uniforme, assim seu uso é facultativo.

 

A EEI oferece transporte para as crianças?

     A EEI não oferece transporte para as crianças.

 

Existe período de férias na EEI?

     Sim, temos férias previstas em calendário. 

 

Após o término da Educação Infantil as crianças seguem  para o ensino fundamental?

    Não, no momento a matrícula na EEI garante vaga apenas na Educação Infantil.

 

  Posso conhecer a escola?

    A EEI está aberta a visitação de 9 às 14 horas.

cartaz 2018

Psicologia Escolar 

 

     O trabalho do setor de Psicologia Escolar na EEI-UFRJ pauta-se na psicologia sócio-histórica e na análise institucional. Segundo essas teorias e concepções, o psicólogo/a deve deixar de restringir seu olhar às crianças, ao individual e à sua patologização e olhar a instituição como um todo, entendendo que os aspectos sociais e as condições concretas de cada escola são agentes formadores de subjetividade e, muitas vezes, produzem as queixas, que chegam ao psicólogo/a como características individuais das crianças e/ou suas famílias.

    O psicólogo é um agente de inquietação e mudança, que atua como coadjuvante na compreensão dos problemas e na problematização das situações. O psicólogo/a é um investigador/a das questões escolares e de sua própria prática, um colaborador/a nos processos de constituição de profissionais reflexivos. Parceiro no grupo, ele deve propor-se a auxiliar na promoção da reflexão crítica, da ruptura de discursos naturalizados, da circulação das falas e atuar não só nas esferas familiar e infantil, mas também junto aos professores e demais membros da equipe, fazendo de seu objeto de estudo e ação as relações que se estabelecem no interior da escola.

 

      A atuação do psicólogo/a na EEI se dá, prioritariamente, por meio de projetos:

 

 * Projeto Inserção

 * Projeto Roda de Conversa com Responsáveis

 * Projeto Transição para o Ensino Fundamental

 * Cinema com Diferenças (reflexões e diálogos em conjunto com a professora de educação especial)

 * Formação Continuada

 * Observação e diálogos com as crianças, professoras e coordenadoras pedagógicas

 *  Acompanhamento de casos que tocam a dimensão emocional de crianças e/ou adultos

* Atividades diversas: reuniões internas e externas, entrevistas de acolhimento interdisciplinar, atendimentos às famílias, levantamentos e sistematização de dados para reflexões

 * Supervisão de campo a estagiários de psicologia escolar

 

    Com essas atividades, busca-se a intervenção pautada na interdisciplinaridade, atitude investigativa, promoção de saúde grupal, observação participante, escuta ativa e prática reflexiva.

   

UFRJ EEI - Escola de Educação Infantil
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