logosistemaalimentao       Imagem1

 

 

             O serviço de nutrição na Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEI/UFRJ) atualmente é realizado através do Sistema de Alimentação da UFRJ (SA/UFRJ), sob coordenação técnico- científica do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), que tem a responsabilidade de oferecer refeições balanceadas e equilibradas para as crianças, regularmente matriculadas na EEI-UFRJ, com enfoque na formação de hábitos alimentares saudáveis.

 

Educação Alimentar e Nutricional

 

           A Educação Alimentar e Nutricional é uma das estratégias de promoção da alimentação saudável e adequada que se utiliza de recursos pedagógicos para o empoderamento da comunidade na adoção de hábitos alimentares que proporcionam uma melhoria da qualidade de vida.

          Na EEI-UFRJ, a alimentação da criança é entendida como uma prática contínua e indissociável ao seu processo educativo, que possibilita a apropriação dos modos culturais estabelecidos no ato de alimentar-se, na promoção da saúde e na relação com o seu próprio corpo e consigo mesma (BRASIL, 2013). 

          A viabilização desse processo se dá por meio de diversas ações:

 

- incentivo às crianças a servir-se e comer sozinha com o apoio do adulto;

- estimulação de práticas de sustentabilidade, como o cuidado com o ambiente;

- apoio às atividades pedagógicas a partir da demanda dos grupos relacionadas com a alimentação;

- desenvolvimento de palestras para a comunidade escolar;

- monitoramento da avaliação nutricional das crianças;

- comemoração do aniversário da criança envolvendo o grupo no preparo do bolo e na ornamentação da sala;

- desenvolvimento de oficinas de culinária.

 

     Cabe ressaltar que os educadores realizam as refeições juntamente com as crianças sendo fundamental a sua mediação na relação da criança com o alimento. 

Proposta Pedagógica

 

     A Escola de Educação Infantil da UFRJ atua em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2009), tendo como eixos norteadores da prática pedagógica as Interações e as Brincadeiras.

    Entendemos que por meio das interações entre as crianças e entre estas e os adultos, vivencia-se um encontro rico de possibilidades de trocas, aprendizagens e desenvolvimento. A brincadeira é um elemento essencial de nossa rotina, estando presente nos tempos e espaços de nossa prática cotidiana. O contexto lúdico permeado por interações significativas integra nosso lugar de construção do conhecimento e cultura na Educação Infantil da UFRJ.

    A EEI UFRJ trabalha com Metodologia de Projetos. A criança é o centro de nossa proposta pedagógica, tendo participação ativa na construção dos projetos desenvolvidos. Desta forma, priorizamos contextos e temas que são de relevância e que promovam o envolvimento das crianças e também de suas famílias.

   Compreendemos a participação das famílias como elemento essencial para que a escola possa funcionar como promotora de desenvolvimento das crianças.

    Temos um Projeto Pedagógico em contínua revisão para que possamos contar com a participação de toda a comunidade escolar, entendendo que este é um desafio importante para a construção de um projeto de Educação Infantil que possa ser referência de um trabalho inovador na área.

 

35 anos

 

Documentos

 

 

 

Proposta de Roteiro Básico para Projetos  -  Roteiro

 

Modelo RCLE - Modelo

 

Termo de Compromisso da Devolutiva - Termo

 

Ética em Pesquisa - Resolução nº510 de 07 de Abril de 2016.

   

UFRJ EEI - Escola de Educação Infantil
Desenvolvido por: TIC/UFRJ