História

 

         A EEI UFRJ completou 35 anos em 2016. Iniciou seu funcionamento em 24 de junho de 1981 com um caráter de assistência aos servidores desta Universidade. Nos últimos anos umas séries de discussões sobre o papel desta escola e algumas mudanças se evidenciam, sejam estas da própria escola ou mesmo discussões de caráter nacional.

     Uma das mudanças com grande impacto para a unidade ocorreu em 2011, com a aprovação da Resolução nº 1 de 10 de março de 2011 que fixou normas de funcionamento das Escolas de Educação Infantil das Unidades de Educação Infantil ligadas à Administração Pública Federal direta, suas autarquias e fundações pelo Conselho Nacional de Educação na Câmara de Educação Básica.  Neste documento é pontuada a necessidade da escola de "oferecer igualdade de condições para o acesso e a permanência de todas as crianças na faixa etária que se propõem a atender" (Art.1º). A partir do ano de 2013 a escola conseguiu atingir este importante objetivo que viria a caracterizar sua atuação como uma escola pública de acesso universal. Outro artigo de extrema importância da Resolução diz respeito à inclusão das escolas no organograma da Universidade: "No exercício de sua autonomia, atendidas as exigências desta Resolução, as universidades devem definir a vinculação das unidades de Educação Infantil na sua estrutura administrativa e organizacional e assegurar os recursos financeiros e humanos para o seu pleno funcionamento". Atendendo a esta necessidade, no dia 08 de agosto de 2013 a proposta de institucionalização da escola foi discutida no Conselho Universitário (CONSUNI) e, por unanimidade, aprovada a criação da Escola de Educação Infantil como Órgão Suplementar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). No dia 29 de agosto de 2013, em Sessão Especial do CONSUNI, foi aprovada a alteração do Parágrafo Único do Artigo 51 do Estatuto da UFRJ em decorrência da criação da Escola de Educação Infantil como Órgão Suplementar do CFCH.

     Temos então no momento atual uma Escola de Educação Infantil dentro da Universidade, reconhecida como tal, entendendo que seu papel primordial é o de integrar o ensino, a pesquisa e a extensão. A Escola de Educação Infantil dentro da UFRJ tem um importante papel a desempenhar em termos de formação profissional em diversas áreas, especialmente na formação de professores.  A unidade também atua como referência na Educação Infantil, desenvolvendo seu trabalho pedagógico com crianças e suas famílias pautado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Os profissionais da escola atuam tendo como base as interações e brincadeiras, na busca por produzir cotidianamente conhecimento inovador na área da Educação Infantil.

      Atualmente, temos também a primeira gestão eleita pela comunidade, após a institucionalização da escola. E a gestão reitera o compromisso de atuar nos princípios da Gestão Democrática, primando pelo cumprimento das deliberações no âmbito de seu Conselho Deliberativo implementado em 2014.

    A EEI UFRJ, institucionalizada e inserida no organograma da Universidade desde 2013, tem se configurado enquanto importante espaço público para o desenvolvimento de crianças na faixa etária de 4 meses a 5 anos e 11 meses, através da atuação no Ensino, na Pesquisa e na Extensão Universitárias.

 

   

UFRJ EEI - Escola de Educação Infantil
Desenvolvido por: TIC/UFRJ