Proposta Pedagógica

A Escola de Educação Infantil da UFRJ atua em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2009), tendo como eixos norteadores da prática pedagógica as Interações e as Brincadeiras.

Entendemos que por meio das interações entre as crianças e entre estas e os adultos, vivencia-se um encontro rico de possibilidades de trocas, aprendizagens e desenvolvimento. A brincadeira é um elemento essencial de nossa rotina, estando presente nos tempos e espaços de nossa prática cotidiana. O contexto lúdico permeado por interações significativas integra nosso lugar de construção do conhecimento e cultura na Educação Infantil da UFRJ.

A EEI UFRJ trabalha com Metodologia de Projetos. A criança é o centro de nossa proposta pedagógica, tendo participação ativa na construção dos projetos desenvolvidos. Desta forma, priorizamos contextos e temas que são de relevância e que promovam o envolvimento das crianças e também de suas famílias.

Compreendemos a participação das famílias como elemento essencial para que a escola possa funcionar como promotora de desenvolvimento das crianças.

Temos um Projeto Pedagógico em contínua revisão para que possamos contar com a participação de toda a comunidade escolar, entendendo que este é um desafio importante para a construção de um projeto de Educação Infantil que possa ser referência de um trabalho inovador na área.