Projeto institucional da eei ufrj

DO LEME AO PONTAL E DE SANTA CRUZ À CENTRAL:  NO RIO DE JANEIRO NÃO HÁ NADA IGUAL

Trabalhar com projetos na Educação Infantil é um modo de entrelaçar saberes. A busca por novos conhecimentos compreende pesquisar indagações, selecionar nas fontes pesquisadas possíveis respostas, organizar e relacionar estas informações, interpretar o todo apreendido e tornar público esse processo de construção. Ações que envolvem partilhar o que já sabemos e assumir uma postura investigativa frente ao não saber. Um processo individual e coletivo que prevê argumentação, escuta, construção e partilha de sentidos.

Este semestre a EEI UFRJ escolheu trabalhar com um Projeto Institucional. Ter um tema comum de pesquisa, além de favorecer a circulação de informações entre os grupos, instaura o pensamento colaborativo e a coletividade. Mas isso significa que todas as crianças irão pesquisar os mesmos assuntos? Definitivamente não. As crianças possuem interesses diversos e os grupos encontrarão um caminho próprio de investigação dentro desse grande mapa de pesquisa.

O Rio de Janeiro continua lindo? O que atravessa nossa cidade? Entre carnavais, músicas, poesias, arquiteturas e geografias, nos movemos pretensiosamente  nesse ritmo na tentativa de construirmos coletivamente narrativas que nos desloquem nos tempos e espaços através das brincadeiras. Um passeio pelos diversos bairros que compõem a cidade e que nos permitem conhecer e valorizar o que está ao nosso redor.

Assim, o  primeiro semestre de 2019 será dedicado a investigar o Rio de Janeiro, sua história e cultura. A proposta é que possamos olhar para além dos horizontes geográficos conhecidos, observando a transformação urbanística da paisagem.

Olhar para a cidade com os olhos das crianças nos convida a juntar nossas histórias, rever nossos caminhos, (re)conhecer nossa ancestralidade e sonhar juntos outras realidades possíveis para este lugar que nos reúne. Um contexto que contribui para refletirmos sobre identidade, cultura, espacialidade, história, diversidade étnico-raciais, sociais e de gênero a partir de figuras e contextos cariocas.

Pesquisar a cidade maravilhosa, sua beleza e seu caos, é um modo de ampliar os conhecimentos sobre nós e o mundo ao nosso redor. Parafraseando Gilberto Gil, abraçaremos o que pulsa na e com a cidade carioca.

Equipe EEI-UFRJ