Extensão na EEI

A UFRJ adota o conceito de extensão universitária definido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX, 2010): “A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade”.

Assim a Coordenação de Extensão da EEI-UFRJ é responsável por acompanhar, planejar, coordenar e viabilizar as atividades de extensão em nossa escola, mantendo interação dialógica com as unidades acadêmicas da UFRJ, visando à cooperação de docentes, alunos e servidores em projetos de interesse da escola.

Essa Coordenação constrói e divulga uma agenda acadêmica que contemple cursos, seminários e outros eventos, em Educação e áreas afins.

Atualmente a EEI-UFRJ mantém parceria na área de extensão com o DIUC (Divisão de Integração Universidade Comunidade), o Curso de Bacharelado em Dança, o Curso de Astronomia, o Instituto de Química e a Faculdade de Educação.

Com a Faculdade de Educação a EEI-UFRJ, vem promovendo durante o ano de 2015 e 2016, a ação de extensão “Educação Infantil: Práticas em Debate”, que tem realizado de forma aberta e participativa com professores, gestores e pesquisadores dessa etapa, construindo saberes no diálogo com esses diferentes atores.