Orientações para pesquisa na EEI

PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE PESQUISA (2016)

a) Entrega da documentação por parte do solicitante: projeto completo com ênfase nos objetivos, metodologia, instrumentos, participantes da pesquisa, carta de apresentação do professor orientado/a, o/s modelo/s de RCLE[1] (Registro de Consentimento Livre e Esclarecido) e o Registro de Assentimento que será utilizado, se a pesquisa envolver crianças.

b)Preencher o formulário de solicitação de autorização para pesquisa que será encaminhado ao CD (Conselho Deliberativo) da EEI que se reúne quinzenalmente.

c) Somente após análise, parecer e a autorização do CD da EEI o pesquisador/a será contactado/a pela coordenação de pesquisa da EEI para assinar o TERMO DE COMPROMISSO COM A DEVOLUTIVA e dar prosseguimento ao trabalho, acordando dias e horários para o trabalho de campo.

OS PESQUISADORES/AS SÃO MUITO BEM VINDOS/AS A NOSSA ESCOLA.

COMO UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL TEMOS O COMPROMISSO COM O ENSINO, A EXTENSÃO E A PESQUISA.

O parecerista do CD deve se orientar e respeitar:

1. Os principais requisitos éticos das Resoluções 466 e 510 para autorizar a realização de pesquisas

2. Documentos legais / oficiais da Educação Infantil

3. Projeto Político Pedagógico da EEI

4. Práticas e rotinas da EEI, assim como o fluxo de pesquisa envolvendo um determinado grupo de crianças e professoras (a combinar com a coordenação pedagógica e de pesquisa)

O pesquisador/a deve respeitar:

1.  Desejo das crianças e/ou adultos da escola em participar ou não da pesquisa

2. Se necessário, poderá ser indicada a realização de reunião com as famílias e/ou outro público participante para maiores esclarecimentos acercada pesquisa

3. Práticas e rotinas da EEI

4. Projeto Político Pedagógico da EEI

5. Compromisso com a devolutiva dos resultados da pesquisa e a entrega da via digital do trabalho concluído para consulta ampla no site da EEI.

[1] Ver modelo disponibilizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ. (CEP – CFCH – UFRJ)