Novembro - Sorbet de morango

strawberry ice cream 2239377 1280

Para aproveitar aquelas bananas que amadureceram rápido indicamos esse delicioso sorbet, rápido e prático para fazer com as crianças.

Os morangos podem ser trocados por manga, goiaba ou uma mistura de frutas, sempre em torno de 100 g de fruta.

• 2 bananas d’água bem maduras congeladas
  • 12 morangos frescos

Modo de preparo

1. Coloque as bananas, junto com os morangos, no congelador (o ideal seria de um dia para o outro).
  2. Bata as frutas no liquidificador ou no processador de alimentos até virar um sorbet (o irmão do sorvete, feito à base de frutas, sem leite ou creme de leite).
  3. Sirva imediatamente.

Outubro - Gelatina de Uva

Criança adora gelatina e com esse calor, então, cai muito bem. A nossa dica para o mês das crianças é fazer junto com elas gelatina de uva, uma receita prática e saudável, pois não tem corante.

Ingredientes:

-1 litro de suco integral de uva (de caixa ou garrafa ou feito em casa)

-600 ml de água

-3 envelopes de gelatina incolor sem sabor

-1 e 1/2 xícara de açúcar (ou a gosto)- pode fazer sem açúcar

Modo de preparo:

Em um refratário pequeno, junte a gelatina à metade da água, misture bem e deixe descansar por 5 minutos. Leve ao micro ondas por 20 segundos. Mexa e confira se está bem derretida. Se não estiver coloque no micro ondas por mais alguns segundos.

Em uma panelinha junte a outra metade da água e o açúcar e leve ao fogo até ferver para que o açúcar derreta. Apague o fogo.

Misture o suco com a gelatina dissolvida e ainda morna e a água com o açúcar.

Coloque em potinhos individuais ou travessa e leve à geladeira até endurecer.

Equipe de Nutrição

Agosto - Bolo de Maça

Neste segundo semestre iniciamos nossa série de Receitas da Nutrição, todo mês uma receita nova paras as famílias experimentarem em casa! E a receita de Agosto é:

Bolo de Maçã

OGN3KW0

Quer uma receita prática que pode ser feita com os pequenos?   Com este delicioso Bolo de Maça comemoramos os aniversários no Grupo I!

Sem adição de açúcares industrializados, você pode fazer sem medo e os bebês adoram, experimente!

-2 xícaras de farinha de aveia

-1 colher de sobremesa de fermento

-1/2 xícara de óleo

-3 ovos

-3 maçãs picadas com casca, sem as sementes

-1 xícara de passas ou ameixa seca

Modo de fazer:

Bata no liquidificador o óleo, os ovos, as maçãs e as passas.

Misture, sem bater,  a aveia e o fermento.

Coloque em forma redonda com furo no meio, pequena, previamente untada e polvilhada com farinha.

Asse em forno pré-aquecido, com temperatura média, por mais ou menos 30 minutos.

Enquanto mexemos o bolo, cantamos:

“Mexe pra lá, mexe pra cá,

Vai mexendo até parar”

Foto<a href='http://br.freepik.com/fotos-gratis/bolos-em-forma-de-taca_992426.htm'>Designed by Freepik</a>

Setembro - Nhoque Colorido

As crianças do grupo 5 fizeram uma visita ao Restaurante Universitário e ganharam pacotes de macarrão colorido. O dia do macarrão colorido é um sucesso na escola. Aproveitando, disponibilizamos uma receita de Nhoque Colorido que pode ser feito com a ajuda das crianças. Depois, conte-nos se ficou bom.

3714682251 2a9ba77eb2

100 g de cenoura

100 g de beterraba

100 g de espinafre cozido e espremido

1 kg de batata inglesa ou batata doce ou aipim

1 colher (sopa) de manteiga

1 kg de farinha de trigo branca ou integral

Sal e noz moscada ralada a gosto

Modo de Preparo:

Cozinhe as cenouras, a beterraba, o espinafre e as batatas, deixe esfriar. Bata as batatas em um mixer ou amasse com um espremedor de batatas. Coloque a manteiga, o sal e a noz moscada e misture bem.

Divida a massa em três partes, em uma parte adicione a cenoura também espremida ou batida, na outra acrescente a beterraba espremida ou batida e na terceira parte misture o espinafre cozido espremido e bem picado. Em cada terço da massa, vá colocado a farinha de trigo até que a massa solte da mão.

Deixe a massa esfriar.

Polvilhe a mesa com farinha e faça rolinhos com a massa para cortar os nhoques.

Coloque os nhoques na água fervente e retire com uma peneira assim que subir.

Coloque em uma travessa e espalhe molho por cima, finalize com queijo ralado.

Para o molho ao sugo

1 kg de tomates maduros

1 colher (sopa) de azeite de oliva

2 dentes de alho picados

1 cebola picada

1 cenoura pequena

Temperos a gosto: sal, pimenta, orégano

1 amarrado de ervas

Modo de Preparo:

Bata os tomates no liquidificador.

Em uma panela grande, coloque o azeite, o alho e deixe dourar. Junte a cebola e frite.

Acrescente os tomates batidos na panela, a cenoura, os temperos e o amarrado de ervas. Deixe ferver de 10 a 15 minutos.

Retire o amarrado de ervas e sirva.

Imagem créditos: