Julho - Bolo de Milho

Devido à aproximacao do dia da Festa Julina na EEI, as professoras do grupo 3 escolheram apresentar às crianças um alimento típico dessa festa: o milho. Fizemos, então, um bolo de milho que foi servido no lanche, além do milho cozido.

Foi um sucesso!

2 espigas de milho verde

400 ml leite

3 ovos

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) farinha de trigo (sem fermento)

2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente ou ¼ de xícara de óleo

1 colher (sopa) fermento em pó

Modo de Preparo:

Retire o milho da espiga com a ajuda de uma faca afiada.

Transfira o milho para o liquidificador e adicione o leite e os ovos.

Bata por 2 minutos até que a mistura fique homogênea.

Em seguida, despeje os ingredientes batidos no liquidificador em uma tigela, adicione a manteiga amolecida ou o óleo, o açúcar e a farinha de trigo, mexendo bem com uma colher após a adição de cada item, sem bater. Por último acrescente o fermento.

Despeje a massa do bolo numa forma untada e enfarinhada.

Leve para assar em forno pré-aquecido, 180º, por cerca de 30 a 40 minutos.

Junho - Biscoito de Polvilho

Como parte do desenvolvimento do projeto institucional “DO LEME AO PONTAL E DE SANTA CRUZ À CENTRAL: NO RIO DE JANEIRO NÃO HÁ NADA IGUAL” as dos grupos 5 e 6 crianças fizeram um passeio ao Parque Madureira. Para o piquenique levamos biscoito de polvilho e sacolé de manga. E quem preparou o biscoito foram as crianças do grupo 5.

1 xícara de polvilho azedo

1 colher de chá de sal

1/2 xícara de água

1 colher sobremesa de óleo

Modo de Preparo

Em uma panela, aqueça a água com o óleo até ferver. Em uma vasilha, misture o polvilho com o sal. Jogue a água com óleo fervendo sobre o polvilho e mexa com garfo. Conforme esfriar um pouco, pode mexer com a mão mesmo. Tem que dar ponto de massa.

Faça bolinhas, minhocas ou rosquinhas, quanto mais finas mais crocantes. Asse em forno quente 320 graus, pré-aquecido, em assadeira grande e separado uns dos outros, pois eles “inflam” com o calor.

Sugestão: Coma assim que ficar pronto, pois eles murcham depois que esfriam.

Abril - Pão de inhame com queijo e alecrim

Aproveitando o interesse das crianças do grupo 3 pela música alecrim dourado, trouxemos para escola um pé de alecrim. Aproveitamos para fazer uma receita de pão de inhame.

• 2 xícaras de purê de inhame
  • 2 xícaras de polvilho doce
  • 1/4 xícara (chá) de azeite ou óleo
  • ½ xícara de queijo minas meia cura ralado (opcional)
  • 1 colher de sopa de folhas de alecrim

Modo de fazer:

Refogue o inhame (aproximadamente 350g) cortado em cubos com parte do azeite ou óleo, cebola e alho (pode usar o tempero básico da escola, receita de fevereiro), deixe cozinhar até ficar bem macio (20 a 30 minutos). Passe no espremedor de batata ou bata no processador para formar um purê.

Misture ao purê de inhame o restante do azeite ou óleo, o polvilho doce e o queijo minas padrão ralado, misture bem com as mãos - a massa deve ficar lisa e soltar dos dedos.

Para modelar os pães: enrole porções da massa em bolinhas e transfira para uma assadeira untada, deixando espaço entre cada um - os pães inflam no forno. Leve para assar por 30 minutos, em forno pré-aquecido a 180ºC, até que fique dourado. Sirva a seguir.

Maio - Biscoito de aveia

Inspirado na história da chapeuzinho vermelho, o grupo 4 organizou um piquenique. Para o piquenique fizemos biscoitos de aveia. A princípio tínhamos pensado em um biscoito doce, mas as crianças preferiram fazer o biscoito salgado.

200g de aveia em flocos finos

150 gramas de manteiga com sal

50 g de farinha de trigo (opcional)

Modo de fazer:

Coloque a manteiga fria em uma bacia, jogue a aveia e vá amassando com as pontas do dedo até desmanchar a manteiga. Depois amasse tudo com as mãos suavemente até que esteja desgrudando das mãos, se for necessário adicione um pouco de farinha de trigo ou coloque mais aveia. Para incrementar a receita você pode adicionar ervas desidratadas, como orégano ou alecrim.

Faça os biscoitos formando bolinhas e depois achate-as. Pré-aqueça o forno por 5 minutos a 200º e asse os biscoitos por 20 minutos.  Quando a parte que fica em contato com o tabuleiro estiver dourada o biscoito estará pronto, retire-o do forno mesmo ainda amolecido, pois ele só irá endurecer depois de frio.

Março - Bolo de laranja

Na nossa escola os aniversários das crianças são comemorados individualmente, sempre que possível no próprio dia, além do bolo de maçã (veja a receita de agosto), fazemos um delicioso bolo de laranja. Esta é a nossa receita do mês de março.

• 3 ovos
• Suco de 2 laranjas (200 ml)
• 1/2 xícara (chá) de óleo
• 2 xícaras (chá) de açúcar
• 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
• 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer:

Bata no liquidificador os 4 primeiros ingredientes, despeje em uma tigela, acrescente a farinha de trigo aos poucos e por último o fermento. Coloque em uma assadeira redonda de buraco no centro untada e enfarinhada. Leve ao forno médio pré-aquecido por 35 minutos, ou até que esteja assado.