Inscrições Abertas!

HolaBeautiful

A Escola de Educação Infantil da EEI-UFRJ torna público edital para contratação temporária, sendo 7 vagas para área de Pedagogia e 1 vaga para Pedagogia - Educação Especial.

O candidato aprovado atuará com crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses.

As inscrições devem ser realizadas de 21 a 24 de novembro de 2017 de 9 às 13h na EEI-UFRJ.

Consulte o edital aqui.

Comitê da Educação Básica

Na próxima quinta-feira acontecerá mais uma reunião do Comitê da Educação Básica, formado por representantes da Faculdade de Educação, Escola de Educação Infantil e Colégio de Aplicação ele tem por objetivo pensar os rumos da educação básica na universidade.

Neste encontro os temas em debate serão o Encontro com as Unidades Federais de Educação Básica; apresentação dos calendários finais; complexo de formação de professores e o Edital de Admissão EEI 2018.

Inscrições Prorrogadas Estágio 2017.2

Estgio 2017.2

A partir das 10h do dia 14 de agosto, a Escola de Educação Infantil recebe inscrições de alunos da UFRJ para o Estágio Curricular Supervisionado 2017.2, com vagas para Práticas de Ensino em Educação Infantil, Práticas em Política e Administração e Artes.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 31 de agosto e as vagas serão distribuídas por ordem de inscrição. Informamos ainda que o quantitativo de vagas para o estágio em Política e Admistração foi ampliado para 6 vagas

Mais informações sobre a distribuição das vagas e como se inscrever, clique aqui.

Inscrições em breve!

Edital breve 2018

A Escola de Educação Infantil da UFRJ está preparando seu Edital de Admissão 2018 com previsão de publicação em Dezembro!

Nossa unidade localiza-se na Ilha do Fundão e atende crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses.

Quer saber mais? Fique atento e acompanhe a divulgação neste endereço eletrônico.

Escola de Educação Infantil e as conquistas do ensino básico na UFRJ

Foto: Diogo Vasconcellos/CoordCOm-UFRJ

Com mais de 35 anos de sua fundação, a Escola de Educação Infantil (EEI) da UFRJ se estabeleceu como instituição e comemora a chegada dos primeiros concursados para cargo efetivo de seu corpo docente.

Criada em 1981 para ser uma unidade exclusiva para filhos de servidores da Universidade, a Escola ocupou um prédio cedido pelo Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG). Durante três décadas vinculada à Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4), a EEI atendeu o público interno, tornando-se referência no ensino para a primeira infância. Porém, em 2013, após diretrizes do Ministério da Educação (MEC), a escola foi, enfim, institucionalizada e passou a órgão complementar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), tornando seu acesso universal.

Segundo Alessandra Sarkis, diretora da EEI, a institucionalização foi um passo importantíssimo para a Escola, que agora pode atender a toda a comunidade. “Quando éramos vinculados à PR-4, não éramos reconhecidos oficialmente, não tínhamos concursos específicos para a Escola já que não existia esse reconhecimento. Por isso nosso corpo técnico ainda é majoritariamente formado por técnicos-administrativos e professores substitutos, que são temporários.”

Foto: Diogo Vasconcellos/CoordCOM-UFRJ

A Escola segue um modelo pedagógico que baseia a construção do saber na vivência da criança, a partir de sua visão e participação, e não na experiência do adulto. Sarkis explica que esse formato era muitas vezes prejudicado pela saída precoce dos professores. “O tempo de permanência de um temporário é pequena. Como o ensino básico tradicional não costuma trabalhar com o mesmo modelo, precisamos capacitar o funcionário que consegue passar em concursos efetivos ou um melhor posicionamento no mercado”, completa.

Para Aline Crispim, vice-diretora da EEI, a mudança para o CFCH e a institucionalização da Escola, que recebeu quatro professores no último concurso, garantiram um avanço nesse sentido. Além disso, o acesso universal aumentou a procura e o reconhecimento da Escola. Em 2013, primeiro ano em que o sorteio foi aberto ao público externo, foram 273 inscritos para as 43 vagas. Em 2016, foram 2.378 inscrições para 25 vagas.