A SEMANA LITERÁRIA NO CAp EI

 

Informativo 13 1

Informativo 13 2

Informativo 13 3

Informativo 13 4

Informativo 13 5

Informativo 13 6

Informativo 13 7

Informativo 13 8

Informativo 13 9

 

A SEMANA DA CRIANÇA NO CAp EI

 

 Informativo 12 2

Informativo 12 3

Informativo 12 4

Informativo 12 5

Informativo 12 6

Informativo 12 7

Informativo 12 8

Informativo 12 9

Informativo 12 10

Informativo 12 11

Informativo 12 12

Informativo 12 13

Informativo 12 14

 

 

MOSTRA PEDAGÓGICA - FINALIZAÇÃO DO PROJETO INSTITUCIONAL 

 

Na manhã do dia 14/09 realizamos a nossa Mostra Pedagógica. A Mostra foi a finalização do projeto institucional Do Leme ao Pontal e de Santa Cruz à Central: no Rio de Janeiro não há nada igual, iniciado em fevereiro deste ano.

 

 

A Mostra foi organizada de forma a proporcionar aos visitantes uma caminhada por ruas da cidade do Rio de Janeiro. Cada esquina foi ocupada por um grupo, que expôs qual caminho realizou para o desenvolvimento do projeto.
 
 
 
 
O clima foi de confraternização e de realização, com o envolvimento de crianças, famílias e educador@sE para finalizar, ainda tivemos uma roda de samba na Praça Paulo Freire.
 

 

 

O RETORNO À ESCOLA: ENTRE ORGANIZAÇÕES, ROTINAS E A ALEGRIA DAS CRIANÇAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 ANIVERSÁRIO DA EEI

 

Informativo 10 1

 

Informativo 10 2

 

 

Informativo 10 3

 

Informativo 10 4

 

Informativo 10 5

 

 

Informativo 10 7

 

Informativo 10 6

 

Informativo 10 8 

 

TERAPIA OCUPACIONAL NA EEI

 

 

Encerramos nessa quinta-feira, dia 27 de junho de 2019, mais uma edição da ação de extensão realizada pelo Departamento de Terapia Ocupacional (TO) da Faculdade de Medicina da UFRJ. O objetivo da ação foi contribuir com o processo de inclusão das crianças com deficiência e/ou com necessidades complexas de comunicação visando à sua participação em atividades desenvolvidas no contexto escolar. 

 

 

A ação aconteceu às quintas-feiras durante o primeiro semestre de 2019 e foi coordenada pela Dra. Vera Lucia Vieira de Souza, professora do curso, contando com a participação dos alunos extensionistas Joyce, Jéssica, Guilherme, Caroline e Amanda.

O projeto consistiu na participação dos alunos de TO nos grupos da escola através da realização de observações, de propostas de ações e construção de materiais inclusivos, como a confecção de cartões de Comunicação Alternativa e de recursos de Tecnologia Assistiva, além da produção de livros sensoriais.

 

foto 1

foto 5

foto 3

foto 12

 

foto 13

 

Ao final de cada atividade foram realizadas reuniões envolvendo os extensionistas, a coordenadora do projeto e profissionais da escola para relatar suas impressões e avaliar o caminhar das ações em sala. 

 

EVENTO BRINCANDO COM CIÊNCIA, SAÚDE E SUSTENTABILIDADE

 

No dia 18/06 o Clube de Ciências da EEI UFRJ realizou o evento Brincando com Ciência, Saúde e Sustentabilidade, em parceria com o Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO); Instituto de Bioquímica Médica (IBqM); Instituto de Biologia; Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF). O evento foi realizado no pátio da EEI e contou com diversas estações de atividades relacionadas ao campo das Ciências Naturais.

 

LOGO CIENCIAS

IMG 1642

IMG 1665

IMG 1814

 

Os bebês se encantaram com a estação comandada pela ONG Rio Eco Pets que explicava como a doação de tampinhas de garrafas pets e de diferentes embalagens pode contribuir para salvar vidas de animais em situação de abandono e vulnerabilidade.  

 

IMG 1576

IMG 1581

IMG 1630

IMG 1632

 

Outra estação que chamou bastante a atenção das crianças foi a que explicava o ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti. As crianças gostaram muito de observar pelo microscópio os mosquitos e outros insetos disponíveis, entre estes, baratas e percevejos. 

 

IMG 1608

IMG 1613

IMG 1650

IMG 1740

IMG 1739

IMG 1787

IMG 1836

IMG 1859

 

Nesse dia também recebemos a visita das crianças da Educação Infantil da Escola Municipal Tenente Antônio João. Escola  que faz parte projeto piloto do Complexo de Formação da UFRJ. 

IMG 1641

 

Foi um dia de muita troca entre adultos e crianças e de consolidação de parcerias. 

 

IMG 1759

 

IMG 1733

IMG 1752

IMG 1794

IMG 1758

 

 

 

INAUGURAÇÃO DA SALA DE LEITURA

 

Foi com imensa alegria que inauguramos a Sala de Leitura, em um novo espaço, no dia 11/06/2019. Neste dia, realizamos uma formação com a equipe de professores com a finalidade de lhes apresentar o espaço e os gêneros que - a partir do que temos em nosso acervo - decidimos elencar. Nosso encontro contou com uma deliciosa nutrição literária que inspirou, de forma sensível, os professores a escolherem os livros que compõem o projeto Leva e Traz realizado com todos os grupos.

 

 

 

No dia seguinte, foi a vez das crianças inaugurarem o aconchegante espaço da Sala de Leitura. Cada grupo foi recebido com a leitura de um livro literário pensado para ele. As crianças mostraram-se muito entusiasmadas ao conhecerem o espaço novo e exploraram cada cantinho da sala.

Durante todo o processo de construção desse espaço, a equipe de limpeza participou de forma bastante ativa, auxiliando de várias maneiras, sempre com muito carinho. Assim, consideramos importante oferecer a esta equipe um momento de fruição literária neste espaço. Após a leitura de duas obras literárias, fomentamos uma conversa sobre as obras e, em seguida, cada um deles pode escolher e levar emprestado um livro de nosso acervo.
 
 
 
 
 
A Sala de Leitura manteve-se fechada até o dia 11/06/2019 para ser reorganizada em uma nova sala. No decorrer desse tempo, os gêneros foram repensados e ampliados; realizamos algumas mudanças na organização espacial dos livros; descartamos alguns livros rasgados ou com falta de páginas; confeccionamos algumas caixas e placas, entre outras ações. Todo o trabalho realizado, dentro das nossas possibilidades, contou com um olhar sensível à apresentação estética do espaço.
 
 

IMG 1985

IMG 1986

IMG 3162

IMG 3163

IMG 3164

IMG 3168

IMG 3169

 

  Ficamos felizes porque agora podemos voltar a experenciar as mais incríveis aventuras literárias, agora, em nossa nova Sala de Leitura.

 

 

 

OS GRUPOS E SUAS ROTINAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O PROJETO INSTITUCIONAL NAS SALAS: DELINEANDO CAMINHOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REUNIÃO GERAL - PASSEIO AO CAIS DO VALONGO

 

Estamos vivendo em nossa escola a experência de um Projeto Institucional. A ideia do trabalho com projetos convoca a tod@s que compõem o corpo social da escola a construir uma postura investigativa sobre o mundo. 

Para inspirar nossas propostas em sala junto com as crianças propusemos para a Reunião Geral do dia 30/04 a exploração dos espaços da nossa cidade. Neste dia tivemos uma visita guiada com a professora de História da África da UFRJ - Mônica de Lima e Souza na região do Cais do Valongo _ Núcleo Central da Pequena África na cidade do Rio de Janeiro.

A proposta de realizarmos esta visita veio como um movimento de proporcionarmos ao grupo de funcionár@s da escola um momento de encontro e formação na e pela cidade, contemplando assim, o tema do nosso projeto: Do Leme ao Pontal, de Santa Cruz à Central: no Rio de Janeiro não há nada igual.

Aproveitamos para deixar registrado nosso agradecimento à professora Mônica pela acolhida e esclarecimentos enriquecedores que tivemos nesse encontro!



 

 

 

ESTÁGIO NA EEI 

 

Ao longo dos anos de sua existência, a EEI UFRJ tem se consolidado como um importante espaço de formação inicial, não somente de profissionais que atuarão na docência em educação infantil, como também em outras licenciaturas. 

Neste primeiro semestre de 2019 já recebemos 28 estagiários, divididos entre as áreas de Prática de Ensino em Educação Infantil, Prática em Política e Administração, Licenciatura em Dança e Licenciatura em Artes Visuais.

 

Foto: Carla Vidal

 

PAPO DE INFÂNCIA - CONVERSA COM A NUTRIÇÃO

 

A segunda edição do Papo de Infância aconteceu na manhã do dia 24 de abril. A conversa dessa vez foi com a nutricionista da EEI, Mônica Seefelder com o tema: Alimentar, Nutrir e Interagir na Educação Infantil.

 

Foto: Carla Vidal

 

Foto: Carla Vidal

 

Foto: Carla Vidal

 

 

BRINCADEIRA É COISA SÉRIA!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 UMA VISITA INESPERADA!

 

 

 

 

 

 

 

* ERRATA: Conforme breve pesquisa realizada através do site  http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/jornal/lacraia.htm colocamos no informativo que a lacraia é um inseto, porém recebemos orientação de uma responsável de uma criança do G5, bióloga, que a lacraia não é um inseto. A lacraia é um quilópode. Aproveitamos para explicar aqui que os quilópodes são animais que possuem grande quantidade de pernas articuladas e fazem parte da classe Chilopoda.

 

 

E A EEI VAI GANHANDO A CARA DAS CRIANÇAS... CONSIDERAÇÕES SOBRE ESPAÇOS

 

 

 

 

 

 

 NUTRIR E SOCIALIZAR - MOMENTOS DE ALIMENTAÇÃO NA EEI

 

 

 

 

 

 

 

 

PAPO DE INFÂNCIA - PALESTRA COM PROFESSOR MANUEL SARMENTO

 

No dia19/03 a EEI UFRJ iniciou uma ação de extensão nomeada Papo de Infância - um espaço de conversa sobre a educação das crianças pequenas que ocorrerá mensalmente entre professores, pesquisadores, estudantes, pais e todos aqueles que se interessam pela temática da infância. Para começar essa série de diálogos a EEI recebeu o professor Manuel Sarmento (Universidade do Minho - Portugal),  referência nos estudos da Sociologia da Infância.

 

 fotos: Carla Vidal

 

 

CORES, MOVIMENTO E IMAGINAÇÃO COM AS ARTES VISUAIS E A DANÇA

 

 

 

 

 Ô ABRAM ALAS QUE O BLOCO DA EEI CHEGOU!

 

Para dar início ao Projeto Institucional “Do Leme ao Pontal e de Santa Cruz à Central: no Rio de Janeiro não há nada igual”, nos dias 27 e 28/02, a Escola de Educação Infantil da UFRJ realizou um baile de carnaval onde a diversão e a alegria foram o carro-chefe.

  foto: prof. Maria Madeira

 foto: prof. Maria Madeira

 

 

foto: prof. Maria Madeira

foto: prof. Maria Madeira

 é minha, é sua, é nossa!

 

Sorrisos e olhares curiosos marcaram a chegada das crianças à EEI. “Uma escola novinha” e “muito bonita” - como anunciaram Maria Alice (G4) e Hugo (G5), encantados com a pintura e a reorganização dos espaços.

Nossos primeiros dias foram permeados de encontros, reencontros, brincadeiras, histórias e muita alegria. A negociação de sentidos, a expressão através de diferentes linguagens, o compartilhamento das descobertas, o conflito de opiniões e a investigação colaborativa são princípios da coletivividade. Estar com outro, em constante diálogo, é o que redimensiona e transforma cada um de nós. 

Venha conferir nossas explorações pelos diferentes espaços da EEI.

 

   

Grupo 2 - Visita à Horta

   

Grupo 3 - Brincadeiras no Pátio

 

Grupo 4 - Produção na Recepção

 

Grupo 5 - Dança na Sala de Movimento

 

Grupo 6 - Leitura de Histórias      

 

 

CHEGADA DAS CRIANÇAS

 

Após quatro dias de formação, reflexão, planejamento e organização da escola, as crianças chegaram. Observamos que logo que chegavam, elas notavam e comentavam sobre as modificações no espaço físico da escola. Foi um dia de muitas novidades e trocas entre todos.  

 

 

 

 

 

 

 ACOLHIMENTO E FORMAÇÃO

 

Entre os dias 01 e 06 de fevereiro os professores e a equipe pedagógica da EEI se prepararam para o início do ano letivo de 2019.

 

O ENCONTRO COM O CORPO SOCIAL DA EEI

No dia 01/02 aconteceu o retorno da equipe da EEI UFRJ. Após um café da manhã que contou com a presença de professores novos, professores antigos, servidores técnicos administrativos e equipe terceirizada, foi apresentado o novo formato da equipe gestora que assume a escola até junho de 2019. A equipe é formada por Alice Coutinho, Aline Crispim, Iolanda Araujo e Rafaela Vilela. A reunião teve como pauta a reforma da escola, o Plano Anual, a organização pedagógica e administrativa e a construção do Manual das Famílias.

 

 

MOMENTO DE ORGANIZAÇÃO DAS SALAS

Na segunda-feira – 04/02, no período da manhã, foi o momento dos professores se reunirem em seus grupos para fazer o reconhecimento do espaço das salas de referência, conversar sobre as crianças e construir as propostas de acolhimento. Os grupos foram pensados de forma a ter, pelo menos, uma professora de referência que já tenha trabalhado com as crianças e uma professora que já tenha atuado com a faixa etária. 

 

Professoras dos grupos 2 e 3 planejando

 

Professores dos grupos 4 e 5 conversando

 

Professoras do grupo 6 reunidas/ Professoras das Artes e Dança organizando o espaço

 

 

CONVERSA COM A NUTRIÇÃO

Ainda no dia 04/02, no período da tarde, o grupo de professores reuniu-se com Monica Seefelder e Carla Batista, do Núcleo de Nutrição, para conhecer a proposta de trabalho da escola.

 

 

CONVERSA SOBRE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS 

Iolanda Araujo, Rafaela Vilela, Lorraine Andrade e Priscila Basílio organizaram propostas para promover a interação entre os docentes e pensar a importância da brincadeira na Educação Infantil – um dos eixos do currículo institucional. Os professores de cada grupo fizeram a seleção dos brinquedos levando em consideração a faixa etária das crianças, a intencionalidade e a potência dos materiais pedagógicos.

 

 

 

DISCUSSÃO SOBRE A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC)

O grupo gestor e as professoras efetivas da EEI UFRJ foram convidadas a apresentar a escola para o corpo social do CAP UFRJ e a compor a discussão sobre a BNCC na Educação Básica nos dias 04 e 05/02. Em nossa unidade, focamos nossos olhares para as orientações da Educação Infantil neste documento e assim retomamos as discussões do Projeto Político Pedagógico da EEI.

 

 

 

REUNIÃO COM AS FAMÍLIAS

A equipe gestora realizou no dia 06/02 a primeira reunião com as famílias da EEI. A reunião iniciou com a apresentação de um vídeo com fotos da obra realizada em janeiro na escola. Em seguida, foi apresentada a composição do grupo gestor 2019, além do plano anual da gestão, o Manual das Famílias, a organização dos grupos e da equipe técnica da escola.

 

 

 

ESCOLHA DO PROJETO INSTITUCIONAL DA EEI

Neste semestre a EEI UFRJ trabalhará com um projeto institucional partilhado com todos os grupos da escola. A equipe pedagógica se reuniu para realizar uma listagem sobre temas que poderiam se tornar interessantes propostas de pesquisa. Em seguida, foram feitas defesas das temáticas e uma votação para escolha do projeto. Qual será o tema escolhido?

 

 

 

 

   

UFRJ EEI - Escola de Educação Infantil
Desenvolvido por: TIC/UFRJ