Psicologia Escolar 

 

     O trabalho do setor de Psicologia Escolar na EEI-UFRJ pauta-se na psicologia sócio-histórica e na análise institucional. Segundo essas teorias e concepções, o psicólogo/a deve deixar de restringir seu olhar às crianças, ao individual e à sua patologização e olhar a instituição como um todo, entendendo que os aspectos sociais e as condições concretas de cada escola são agentes formadores de subjetividade e, muitas vezes, produzem as queixas, que chegam ao psicólogo/a como características individuais das crianças e/ou suas famílias.

    O psicólogo é um agente de inquietação e mudança, que atua como coadjuvante na compreensão dos problemas e na problematização das situações. O psicólogo/a é um investigador/a das questões escolares e de sua própria prática, um colaborador/a nos processos de constituição de profissionais reflexivos. Parceiro no grupo, ele deve propor-se a auxiliar na promoção da reflexão crítica, da ruptura de discursos naturalizados, da circulação das falas e atuar não só nas esferas familiar e infantil, mas também junto aos professores e demais membros da equipe, fazendo de seu objeto de estudo e ação as relações que se estabelecem no interior da escola.

 

      A atuação do psicólogo/a na EEI se dá, prioritariamente, por meio de projetos:

 

 * Projeto Inserção

 * Projeto Roda de Conversa com Responsáveis

 * Projeto Transição para o Ensino Fundamental

 * Cinema com Diferenças (reflexões e diálogos em conjunto com a professora de educação especial)

 * Formação Continuada

 * Observação e diálogos com as crianças, professoras e coordenadoras pedagógicas

 *  Acompanhamento de casos que tocam a dimensão emocional de crianças e/ou adultos

* Atividades diversas: reuniões internas e externas, entrevistas de acolhimento interdisciplinar, atendimentos às famílias, levantamentos e sistematização de dados para reflexões

 * Supervisão de campo a estagiários de psicologia escolar

 

    Com essas atividades, busca-se a intervenção pautada na interdisciplinaridade, atitude investigativa, promoção de saúde grupal, observação participante, escuta ativa e prática reflexiva.

   

UFRJ EEI - Escola de Educação Infantil
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