Brincar na Aprendizagem e Docência Criativa

por Bárbara Besot, Ilana Barbalho e Noemi Oliva

Fotos

Esses foram os temas apresentados durante duas semanas na reunião de formação semanal na EEI-UFRJ organizada pelas professoras Barbara Bersot (G5), Ilana Barbalho (G5), Mauricéia Godoi (G4) e Noemi Oliva (G3), convidadas após compartilhar no grupo de pesquisa da EEI-UFRJ sua participação no curso de extensão “Conversa com Educadores: O brincar como forma de lidar com a não aprendizagem” organizado pela profª Maria Vitória Campos Mamede Maia, professora associada FE/UFRJ - PPGE/UFRJ e coordenadora do grupo Criar e Brincar: o Lúdico no processo de ensino aprendizagem. Ministrado pela doutoranda Silvia Coimbra, o curso foi composto pelos módulos “Os meus alunos? Eles são agressivos e não aprendem. O que fazer?”; “Jogar e brincar. É possível na agressividade?” e “Docência Criativa”.

Educação Precoce

IBC 1

Com a chegada de uma criança deficiente visual na escola, as professoras do Grupo I, incluindo a Coordenadora Pedagógica Monique, a Professora Eliane da Inclusão e Vívian do Projeto Inserção foram visitar o setor de Educação Precoce do Instituto Benjamim Constant (IBC).

A equipe do IBC foi muito atenciosa, mostrando o espaço utilizado e oferecendo informações essenciais para o trabalho com crianças com deficiência visual, comentando sobre suas características e como agir para potencializar o seu desenvolvimento.

Cotidiano

Visita de Manoel de Barros na EEI-UFRJ

manoel 1

Por Barbara Bersot e Renata Cavalinni

Desde o berçário, as crianças da EEI-UFRJ tem contato com a literatura através da nossa biblioteca. Este ano as professoras do Grupo 5 atrelaram o canto da leitura ao poeta sul- mato-grossense Manoel de Barros, falecido em 2014 aos 97 anos. Na última quinta (06/07) tivemos “a visita” do poeta, iniciando assim, o projeto de leitura “Leva e traz”.

O grupo ama a música “se achante” de autoria do autor, gostam de brincar com rimas e ser da "invencionática". Estávamos no ateliê lendo uma historia quando aquele poeta, que inspirava paz encantadora, entrou na sala com sua mala viajante. Surpresas, as crianças já pediram para beijar, apresentaram seus nomes completos, fizeram perguntas ao ilustre visitante que foi convidado para permanecer no almoço. Em poucos instantes uma criança disse que Manoel tinha o cheiro de uma das professora do grupo, porém mesmo diante da verdade as crianças imaginaram e brincaram com o poeta.

Estágio

Vivências do estágio 2017.1 na EEI-UFRJ

image 1

Com inscrições abertas para o semestre 2017.2, relembramos um momento muito significativo no Estágio da EEI: o encontro de estagiários.

No dia 13 de junho de 2017, na Escola de Educação Infantil da UFRJ foi realizado o II Encontro de Estagiários. O evento foi organizado pelos estagiários da disciplina de Prática em Política e Administração Educacional juntamente com a coordenação de estágio vigente na Escola.