História - Da Escola de Educação Infantil ao Colégio de Aplicação

 

    A Creche Universitária da UFRJ iniciou seu funcionamento em 24 de junho de 1981 com o objetivo de assistir os servidores desta Universidade. 

   Em 2006, a Creche Universitária comemorou seus 25 anos, quando passou, então, a ser chamada de Escola de Educação Infantil – UFRJ (EEI-UFRJ). 

     Em 2011, a aprovação da Resolução nº 1 de 10 de março de 2011 resultou em mudanças com grande impacto para a unidade. A Resolução citada fixou normas de funcionamento das Escolas de Educação Infantil das Unidades de Educação Infantil ligadas à Administração Pública Federal direta, suas autarquias e fundações pelo Conselho Nacional de Educação na Câmara de Educação Básica.  Neste documento é pontuada a necessidade de a escola "oferecer igualdade de condições para o acesso e a permanência de todas as crianças na faixa etária que se propõem a atender" (Art.1º). A partir do ano de 2013, a escola conseguiu atingir este importante objetivo que viria a caracterizar sua atuação como uma escola pública de acesso universal. 

   Outro artigo de extrema importância da Resolução diz respeito à inclusão das escolas no organograma da Universidade: "No exercício de sua autonomia, atendidas as exigências desta Resolução, as universidades devem definir a vinculação das unidades de Educação Infantil na sua estrutura administrativa e organizacional e assegurar os recursos financeiros e humanos para o seu pleno funcionamento". Atendendo a esta necessidade, no dia 08 de agosto de 2013, a proposta de institucionalização da escola foi discutida no Conselho Universitário (CONSUNI) e, por unanimidade, aprovada a criação da Escola de Educação Infantil como Órgão Suplementar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). No dia 29 de agosto de 2013, em Sessão Especial do CONSUNI, foi aprovada a alteração do Parágrafo Único do Artigo 51 do Estatuto da UFRJ em decorrência da criação da Escola de Educação Infantil como Órgão Suplementar do CFCH.

    A partir de 2013 temos, então, uma Escola de Educação Infantil dentro da Universidade, reconhecida como tal, entendendo que seu papel primordial é o de integrar o ensino, a pesquisa e a extensão. A existência de uma escola de educação infantil dentro da UFRJ é fundamental para a formação de profissionais em diversas áreas, especialmente na formação de professores.

     No início de 2014, a EEI UFRJ foi gerida por um grupo gestor pro tempore que teve como principais tarefas: preparar um processo de eleição democrática para a escolha da direção para os anos subsequentes e a implantação do Conselho Deliberativo, que funcionou como instância máxima da unidade. A partir do Conselho, foram criadas as condições efetivas para a primeira gestão da Escola de Educação Infantil enquanto unidade acadêmica da UFRJ. 

    No final de 2014, a EEI UFRJ teve a primeira gestão eleita pela comunidade, após a institucionalização. Uma conquista importante da Gestão 2015 - 2018 foi a realização do primeiro concurso público para a carreira de docentes efetivos (EBTTs), que foi iniciado em 2015 e finalizado em 2017. Outro passo importante dessa gestão foi a luta e conquista de um espaço institucional, criado no âmbito do CFCH, para discussões mais efetivas acerca da integração entre duas unidades de Educação Básica da UFRJ – EEI e CAp.

      Ao final de 2018, um novo processo eleitoral foi aberto, mas não houve inscrições de chapa. Em dezembro de 2018, a Gestão 2015 – 2018 finalizou e mais um Grupo Gestor pro tempore emergiu. Assim como o grupo gestor formado em 2014, o grupo gestor de 2019 também tinha como tarefa preparar um processo de eleição democrática para a escolha da próxima direção. Outro papel importante desse grupo foi manter e defender, nas reuniões de discussão sobre a integração CAp – EEI, que a integração se concretizasse. O resultado dessas conversas teve a sua consolidação em sessão do Conselho Universitário do dia 18 de junho de 2019, com a aprovação por unanimidade, da integração da Escola de Educação Infantil (EEI) ao Colégio de Aplicação (CAp). A medida alterou o estatuto da universidade e deu início a uma transição administrativa e acadêmica entre as duas unidades. É possível dizer que, enfim, foi criado na UFRJ um sistema unificado de Educação Básica. Durante todo o ano de 2019 as duas unidades (EEI e CAp) iniciaram um grupo de trabalho de transição para discutir e implementar na prática a integração. 

      No final de 2019, a chapa inscrita para eleição realizada para a direção do CAp UFRJ já contou com candidatas para a Direção Adjunta de Ensino de Educação Infantil e, desde o início de 2020, constituímos a Sede Fundão do Colégio de Aplicação, que é responsável pelo atendimento das crianças da Educação Infantil. 

   

UFRJ EEI - Escola de Educação Infantil
Desenvolvido por: TIC/UFRJ