O RETORNO AO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA
ENCONTROS SÍNCRONOS COM AS CRIANÇAS
ENCONTROS SÍNCRONOS COM AS CRIANÇAS
ENCONTROS SÍNCRONOS COM AS CRIANÇAS - RETORNO DAS FÉRIAS
ENCONTROS SÍNCRONOS COM AS CRIANÇAS - FESTA JULINA
ENCONTROS SÍNCRONOS COM AS CRIANÇAS - SEGUNDA QUINZENA DE JUNHO
ENCONTROS SÍNCRONOS COM AS CRIANÇAS - PRIMEIRA QUINZENA DE JUNHO
ENCONTROS SÍNCRONOS COM AS CRIANÇAS - ÚLTIMA QUINZENA DE MAIO
ENCONTROS SÍNCRONOS COM AS CRIANÇAS - SEMANA 10 A 14 DE MAIO
ENCONTROS SÍNCRONOS COM AS CRIANÇAS - SEMANA 15 A 19 DE MARÇO
ENCONTROS SÍNCRONOS COM AS CRIANÇAS - SEMANA 08 A 12 DE MARÇO
ENCONTROS SÍNCRONOS COM AS CRIANÇAS - SEMANA 01 A 05 DE MARÇO
REUNIÃO DE FORMAÇÃO - LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
REUNIÕES DE FORMAÇÃO DO NOVO CORPO DOCENTE
REUNIÃO DE RECEPÇÃO DAS NOVAS PROFESSORAS E PROFESSORES
É CARNAVAL!
O RETORNO DAS FÉRIAS
A SEMANA LITERÁRIA NO CAp EI
A SEMANA DA CRIANÇA NO CAp EI
MOSTRA PEDAGÓGICA - FINALIZAÇÃO DO PROJETO INSTITUCIONAL
Na manhã do dia 14/09 realizamos a nossa Mostra Pedagógica. A Mostra foi a finalização do projeto institucional Do Leme ao Pontal e de Santa Cruz à Central: no Rio de Janeiro não há nada igual, iniciado em fevereiro deste ano.












O RETORNO À ESCOLA: ENTRE ORGANIZAÇÕES, ROTINAS E A ALEGRIA DAS CRIANÇAS
ANIVERSÁRIO DA EEI
TERAPIA OCUPACIONAL NA EEI
Encerramos nessa quinta-feira, dia 27 de junho de 2019, mais uma edição da ação de extensão realizada pelo Departamento de Terapia Ocupacional (TO) da Faculdade de Medicina da UFRJ. O objetivo da ação foi contribuir com o processo de inclusão das crianças com deficiência e/ou com necessidades complexas de comunicação visando à sua participação em atividades desenvolvidas no contexto escolar.
A ação aconteceu às quintas-feiras durante o primeiro semestre de 2019 e foi coordenada pela Dra. Vera Lucia Vieira de Souza, professora do curso, contando com a participação dos alunos extensionistas Joyce, Jéssica, Guilherme, Caroline e Amanda.
O projeto consistiu na participação dos alunos de TO nos grupos da escola através da realização de observações, de propostas de ações e construção de materiais inclusivos, como a confecção de cartões de Comunicação Alternativa e de recursos de Tecnologia Assistiva, além da produção de livros sensoriais.
Ao final de cada atividade foram realizadas reuniões envolvendo os extensionistas, a coordenadora do projeto e profissionais da escola para relatar suas impressões e avaliar o caminhar das ações em sala.
EVENTO BRINCANDO COM CIÊNCIA, SAÚDE E SUSTENTABILIDADE
No dia 18/06 o Clube de Ciências da EEI UFRJ realizou o evento Brincando com Ciência, Saúde e Sustentabilidade, em parceria com o Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO); Instituto de Bioquímica Médica (IBqM); Instituto de Biologia; Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF). O evento foi realizado no pátio da EEI e contou com diversas estações de atividades relacionadas ao campo das Ciências Naturais.
Os bebês se encantaram com a estação comandada pela ONG Rio Eco Pets que explicava como a doação de tampinhas de garrafas pets e de diferentes embalagens pode contribuir para salvar vidas de animais em situação de abandono e vulnerabilidade.
Outra estação que chamou bastante a atenção das crianças foi a que explicava o ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti. As crianças gostaram muito de observar pelo microscópio os mosquitos e outros insetos disponíveis, entre estes, baratas e percevejos.
Nesse dia também recebemos a visita das crianças da Educação Infantil da Escola Municipal Tenente Antônio João. Escola que faz parte projeto piloto do Complexo de Formação da UFRJ.
Foi um dia de muita troca entre adultos e crianças e de consolidação de parcerias.
INAUGURAÇÃO DA SALA DE LEITURA
Foi com imensa alegria que inauguramos a Sala de Leitura, em um novo espaço, no dia 11/06/2019. Neste dia, realizamos uma formação com a equipe de professores com a finalidade de lhes apresentar o espaço e os gêneros que - a partir do que temos em nosso acervo - decidimos elencar. Nosso encontro contou com uma deliciosa nutrição literária que inspirou, de forma sensível, os professores a escolherem os livros que compõem o projeto Leva e Traz realizado com todos os grupos.
No dia seguinte, foi a vez das crianças inaugurarem o aconchegante espaço da Sala de Leitura. Cada grupo foi recebido com a leitura de um livro literário pensado para ele. As crianças mostraram-se muito entusiasmadas ao conhecerem o espaço novo e exploraram cada cantinho da sala.
Ficamos felizes porque agora podemos voltar a experenciar as mais incríveis aventuras literárias, agora, em nossa nova Sala de Leitura.
OS GRUPOS E SUAS ROTINAS
O PROJETO INSTITUCIONAL NAS SALAS: DELINEANDO CAMINHOS
REUNIÃO GERAL - PASSEIO AO CAIS DO VALONGO
Estamos vivendo em nossa escola a experência de um Projeto Institucional. A ideia do trabalho com projetos convoca a tod@s que compõem o corpo social da escola a construir uma postura investigativa sobre o mundo.
Para inspirar nossas propostas em sala junto com as crianças propusemos para a Reunião Geral do dia 30/04 a exploração dos espaços da nossa cidade. Neste dia tivemos uma visita guiada com a professora de História da África da UFRJ - Mônica de Lima e Souza na região do Cais do Valongo _ Núcleo Central da Pequena África na cidade do Rio de Janeiro.
A proposta de realizarmos esta visita veio como um movimento de proporcionarmos ao grupo de funcionár@s da escola um momento de encontro e formação na e pela cidade, contemplando assim, o tema do nosso projeto: Do Leme ao Pontal, de Santa Cruz à Central: no Rio de Janeiro não há nada igual.
Aproveitamos para deixar registrado nosso agradecimento à professora Mônica pela acolhida e esclarecimentos enriquecedores que tivemos nesse encontro!
ESTÁGIO NA EEI
Ao longo dos anos de sua existência, a EEI UFRJ tem se consolidado como um importante espaço de formação inicial, não somente de profissionais que atuarão na docência em educação infantil, como também em outras licenciaturas.
Neste primeiro semestre de 2019 já recebemos 28 estagiários, divididos entre as áreas de Prática de Ensino em Educação Infantil, Prática em Política e Administração, Licenciatura em Dança e Licenciatura em Artes Visuais.
Foto: Carla Vidal
PAPO DE INFÂNCIA - CONVERSA COM A NUTRIÇÃO
A segunda edição do Papo de Infância aconteceu na manhã do dia 24 de abril. A conversa dessa vez foi com a nutricionista da EEI, Mônica Seefelder com o tema: Alimentar, Nutrir e Interagir na Educação Infantil.
Foto: Carla Vidal
Foto: Carla Vidal
Foto: Carla Vidal
BRINCADEIRA É COISA SÉRIA!
UMA VISITA INESPERADA!
* ERRATA: Conforme breve pesquisa realizada através do site http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/jornal/lacraia.htm colocamos no informativo que a lacraia é um inseto, porém recebemos orientação de uma responsável de uma criança do G5, bióloga, que a lacraia não é um inseto. A lacraia é um quilópode. Aproveitamos para explicar aqui que os quilópodes são animais que possuem grande quantidade de pernas articuladas e fazem parte da classe Chilopoda.
E A EEI VAI GANHANDO A CARA DAS CRIANÇAS... CONSIDERAÇÕES SOBRE ESPAÇOS
NUTRIR E SOCIALIZAR - MOMENTOS DE ALIMENTAÇÃO NA EEI
PAPO DE INFÂNCIA - PALESTRA COM PROFESSOR MANUEL SARMENTO
No dia19/03 a EEI UFRJ iniciou uma ação de extensão nomeada Papo de Infância - um espaço de conversa sobre a educação das crianças pequenas que ocorrerá mensalmente entre professores, pesquisadores, estudantes, pais e todos aqueles que se interessam pela temática da infância. Para começar essa série de diálogos a EEI recebeu o professor Manuel Sarmento (Universidade do Minho - Portugal), referência nos estudos da Sociologia da Infância.
fotos: Carla Vidal
CORES, MOVIMENTO E IMAGINAÇÃO COM AS ARTES VISUAIS E A DANÇA
Ô ABRAM ALAS QUE O BLOCO DA EEI CHEGOU!
Para dar início ao Projeto Institucional “Do Leme ao Pontal e de Santa Cruz à Central: no Rio de Janeiro não há nada igual”, nos dias 27 e 28/02, a Escola de Educação Infantil da UFRJ realizou um baile de carnaval onde a diversão e a alegria foram o carro-chefe.
foto: prof. Maria Madeira
foto: prof. Maria Madeira
foto: prof. Maria Madeira
foto: prof. Maria Madeira
é minha, é sua, é nossa!
Sorrisos e olhares curiosos marcaram a chegada das crianças à EEI. “Uma escola novinha” e “muito bonita” - como anunciaram Maria Alice (G4) e Hugo (G5), encantados com a pintura e a reorganização dos espaços.
Nossos primeiros dias foram permeados de encontros, reencontros, brincadeiras, histórias e muita alegria. A negociação de sentidos, a expressão através de diferentes linguagens, o compartilhamento das descobertas, o conflito de opiniões e a investigação colaborativa são princípios da coletivividade. Estar com outro, em constante diálogo, é o que redimensiona e transforma cada um de nós.
Venha conferir nossas explorações pelos diferentes espaços da EEI.
Grupo 2 - Visita à Horta
Grupo 3 - Brincadeiras no Pátio
Grupo 4 - Produção na Recepção
Grupo 5 - Dança na Sala de Movimento
Grupo 6 - Leitura de Histórias
CHEGADA DAS CRIANÇAS
Após quatro dias de formação, reflexão, planejamento e organização da escola, as crianças chegaram. Observamos que logo que chegavam, elas notavam e comentavam sobre as modificações no espaço físico da escola. Foi um dia de muitas novidades e trocas entre todos.
ACOLHIMENTO E FORMAÇÃO
Entre os dias 01 e 06 de fevereiro os professores e a equipe pedagógica da EEI se prepararam para o início do ano letivo de 2019.
O ENCONTRO COM O CORPO SOCIAL DA EEI
No dia 01/02 aconteceu o retorno da equipe da EEI UFRJ. Após um café da manhã que contou com a presença de professores novos, professores antigos, servidores técnicos administrativos e equipe terceirizada, foi apresentado o novo formato da equipe gestora que assume a escola até junho de 2019. A equipe é formada por Alice Coutinho, Aline Crispim, Iolanda Araujo e Rafaela Vilela. A reunião teve como pauta a reforma da escola, o Plano Anual, a organização pedagógica e administrativa e a construção do Manual das Famílias.
MOMENTO DE ORGANIZAÇÃO DAS SALAS
Na segunda-feira – 04/02, no período da manhã, foi o momento dos professores se reunirem em seus grupos para fazer o reconhecimento do espaço das salas de referência, conversar sobre as crianças e construir as propostas de acolhimento. Os grupos foram pensados de forma a ter, pelo menos, uma professora de referência que já tenha trabalhado com as crianças e uma professora que já tenha atuado com a faixa etária.
Professoras dos grupos 2 e 3 planejando
Professores dos grupos 4 e 5 conversando
Professoras do grupo 6 reunidas/ Professoras das Artes e Dança organizando o espaço
CONVERSA COM A NUTRIÇÃO
Ainda no dia 04/02, no período da tarde, o grupo de professores reuniu-se com Monica Seefelder e Carla Batista, do Núcleo de Nutrição, para conhecer a proposta de trabalho da escola.
CONVERSA SOBRE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
Iolanda Araujo, Rafaela Vilela, Lorraine Andrade e Priscila Basílio organizaram propostas para promover a interação entre os docentes e pensar a importância da brincadeira na Educação Infantil – um dos eixos do currículo institucional. Os professores de cada grupo fizeram a seleção dos brinquedos levando em consideração a faixa etária das crianças, a intencionalidade e a potência dos materiais pedagógicos.
DISCUSSÃO SOBRE A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC)
O grupo gestor e as professoras efetivas da EEI UFRJ foram convidadas a apresentar a escola para o corpo social do CAP UFRJ e a compor a discussão sobre a BNCC na Educação Básica nos dias 04 e 05/02. Em nossa unidade, focamos nossos olhares para as orientações da Educação Infantil neste documento e assim retomamos as discussões do Projeto Político Pedagógico da EEI.
REUNIÃO COM AS FAMÍLIAS
A equipe gestora realizou no dia 06/02 a primeira reunião com as famílias da EEI. A reunião iniciou com a apresentação de um vídeo com fotos da obra realizada em janeiro na escola. Em seguida, foi apresentada a composição do grupo gestor 2019, além do plano anual da gestão, o Manual das Famílias, a organização dos grupos e da equipe técnica da escola.
ESCOLHA DO PROJETO INSTITUCIONAL DA EEI
Neste semestre a EEI UFRJ trabalhará com um projeto institucional partilhado com todos os grupos da escola. A equipe pedagógica se reuniu para realizar uma listagem sobre temas que poderiam se tornar interessantes propostas de pesquisa. Em seguida, foram feitas defesas das temáticas e uma votação para escolha do projeto. Qual será o tema escolhido?